layout_igreja


 
 
layout_igreja
..........................................................................................................
HALLOWEEN: VOCÊ ESTÁ NESSA??

Halloween:

Tudo começou há mais de 2000 anos, com o povo Celta, na região onde hoje é a Irlanda e o norte da Europa.

A religião deste povo era o Druidismo,  eles tinham como deuses  os elementos da natureza. Celebravam o Ano Novo em 1º de novembro. A grande festa que marcava o final do verão (estação do sol) e o início do inverno (estação das trevas – longa noite - e do frio intenso), começava ao nascer do sol de 31 de outubro e estendia-se até o dia seguinte, era uma homenagem ao “deus do sol” e ao “deus da morte - samhain” (O senhor da morte e príncipe das trevas).

Eles acreditavam que durante o inverno “deus do sol”, o seu favorito, tornava-se prisioneiro de samhain. Na véspera do ano novo deles (31 de outubro), samhain  chamava todos os mortos que podiam assumir diferentes formas, os espíritos maus viriam como animais e os perversos como gatos. Os espíritos voltariam aos seus lares e deveriam ser bem recebidos, com comida e bebida.

Os sacerdotes celtas (Druídas - Bruxos e Bruxas), visitavam os lares e negócios para pegar as ofertas de sacrifício (colheitas, pessoas e animais). Os que ofertavam, eram simpatizantes de satanás, marcavam os seus lares e seus campos com uma abóbora esculpida (Jack-O-Lanter*) para que os Druídas não fizessem feitiços contra eles.

Em 31 de outubro, o fogo que protegia seus lares e que servia para cozinhar poderia ser apagado após armazenarem em estoque as colheitas, a fim de protegerem-se do longo e escuro inverno.

Após recolher as ofertas os Druídas desfilavam com suas roupas de peles e cabeças  de animais, encontravam-se no topo do monte, na escura floresta de carvalhos (as árvores de carvalho eram consideradas sagradas). Lá ofereciam das ofertas, que eram colocados em gaiolas de madeira  e queimados em fogueiras. Criam que enquanto dançavam ao redor das fogueiras (até a morte das pessoas e animais), a estação do sol acabava e começava a estação das trevas. Quando chegava a manhã, os Druidas davam uma brasa das fogueiras para cada família, que leva-a para casa e começar um novo fogo para cozinhar,  para proteger suas casas tornando-as aquecidas e livres dos espíritos maus (demônios).

Nos EUA e Irlanda,  31 de outubro é o dia de finados, nesse dia também realiza-se o término do Congresso Mundial de bruxos, com manifestações simultâneas em vários países. Nessas comemorações, humanos e animais são oferecidos em sacrifício.

(*)Jack-O-Lanter: Irish Jack, um irlandês que esculpia num nabo a face  cria que assim podia  vagar por aí como uma luz, locomovendo-se sem corpo.

Daí a origem das abóboras esculpidas com rosto. É “um velho símbolo dos espíritos condenados ao inferno”, conforme a Enciclopédia World Book.

 

 

 

Gostosuras ou Travessuras (Trick or Treat)

Os imigrantes irlandeses levaram esse costume estranho para os Estados Unidos, que no princípio encontrou oposição dos primeiros Cristãos, mas com a chegada de muitos outros irlandeses no século IXX, passou a ser mais comemorado.

No Brasil chegou com o movimento de contracultura dos anos 60, e ganhou força nos últimos anos  com os livros de Paulo Coelho, Harry Potter e filmes como "As Bruxas de Eastwick" e "Da Magia à Sedução", concentram-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. A participação na Festa do Halloween é a iniciação na Wicca (bruxaria).

O que parece uma inocente brincadeira de criança ou das escolas de inglês, na verdade representa o reestabelecimento dos sacerdotes oferecendo sacrifícios ao deus pagão chamado samhaim. Aqueles que davam um sacrifício aos sacerdotes (bruxos e bruxas) não recebiam pragas (feitiços)  aqueles que não davam, mais tarde recebiam pragas.

Hoje as gostosuras - “doces” - estão no lugar de sacrifícios de humanos e animais oferecidos a um falso deus ou demônio, as travessuras - “pragas” - assumem o lugar dos feitiços.

..........................................................................................................
Voltar